Menu

Artigos e Notícias

Grupo Diagnose Realizará Testes da COVID-19

Grupo Diagnose realizará testes da COVID-19.

Dra. Alessandra Eifler Guerra – CRM 22735

Em decorrência da atual pandemia pelo Corona vírus (Covid 19), responsável por grande número de infectados pela gripe e por algumas milhares de mortes no mundo todo, o Grupo Diagnose, tem buscado se adequar para oferecer soluções para a população caxiense, não apenas na proteção a saúde, mas também visando possibilitar a flexibilização de medidas protetivas para que a população possa, com segurança e aos poucos, retornar ao trabalho.

De forma resumida, o período de infecção pelo Covid-19 é de 10 a 14 dias, período no qual 85% das pessoas, apesar de estarem infectadas, não vão apresentar sintomas, enquanto que as restantes 15% apresentarão desde sintomas leves de gripe comum, até sintomas mais graves que podem levar a internação hospitalar e eventualmente a UTI. Após este período, as pessoas que entrarem em contato com o vírus desenvolverão anticorpos IgG e IgM que conferirão imunidade. Ainda não há estudos clínicos robustos que demonstrem o tempo que esta imunidade irá durar (se alguns meses, alguns anos ou para toda a vida).

Para tanto, em linhas gerais, há 2 tipos de testes de avaliação: o RT-PCR para Covid-19, teste “padrão ouro” que detecta a presença de vírus de forma aguda e antes do período de formação de anticorpos e os testes de detecção de anticorpos IgG e IgM, que demonstram, se positivos, que a pessoa já desenvolveu imunidade para o vírus.


No mercado, estão disponíveis, o teste de RT-PCR (na maior parte, atualmente, feito apenas em indivíduos hospitalizados, conduzidos pelo LACEN e laboratórios conveniados e autorizados, cujos resultados são liberados em cerca de 10 dias) e os chamados “testes rápidos”, que são os testes de “fitinhas”, sendo vários deles aprovados pela Anvisa, alguns usados para detecção do vírus (Ag) e outros para detecção da imunidade (IgG/IgM). Os testes de fitinha para detecção do vírus (Ag) são menos sensíveis que o RT-PCR, necessitando de contra-prova, em caso de positividade.

O uso dos diferentes testes deve ser racionalizado de acordo com o perfil das pessoas a serem estudadas, levando em conta a presença ou não de sinais gripais e de outras doenças pré-existentes.

O Grupo Diagnose dispõe de uma unidade especializada em Biologia Molecular e Genética, cuja capacidade instalada atual é a realização de 20 exames de RT-PCR para detecção do Covid-19 (infecção aguda/manifestação gripal) por dia, com entrega de resultados em 3 dias úteis. A metodologia estará disponível no mês de maio (a depender da entrega dos reagentes encomendados) e é a mesma utilizada nos LACENs e no CDC dos EUA. O material usado neste teste é secreção nasofaringea e orofaríngea, coletada nos primeiros dias (preferencialmente entre o 3º e o 7º dia) dos sintomas gripais, na unidade Diagnose Gyn, mediante agendamento prévio.

A unidade Diagnose Gyn, também pertencente ao Grupo Diagnose, oferecerá testes rápidos (de “fitinha”) para detecção de IgG e IgM (imunidade), aprovados pela Anvisa. A 1ª remessa deve chegar no fim de abril e entrega dos resultados será em até 24 horas. O material utilizado é coleta de sangue periférico, realizada na ausência de sintomas gripais, na unidade Diagnose Gyn, mediante agendamento prévio. Ainda não há evidências científicas sólidas sobre o tempo de duração da imunidade conferida pela exposição ao covid-19.


Você pode reservar o seu teste e obter mais informações pelo nosso whats: 54 9 9155.1725. Os testes serão realizados com agendamento prévio.

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias

Todas as Notícias