Menu

Artigos e Notícias

31 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Câncer Bucal

Existe uma ampla variedade de lesões que podem acometer a cavidade bucal de diferentes complexidades e abordagens. O câncer de boca, cuja incidência está em ascensão, e representa o sexto tumor mais comum em todo mundo é uma das lesões que merece maior destaque.  

A estimativa de incidência de novos casos de câncer de boca no Brasil para 2018 atingiu no total 14.700 novos casos, sendo 11.200 entre os homens e 3.500 entre as mulheres (INCA, 2018).  É um tumor que afeta os lábios e o interior da cavidade bucal.  Afeta principalmente homens, com mais de 40 anos, fumantes. Os fatores etiológicos mais relacionados com o desenvolvimento desse tipo de câncer são o consumo de tabaco, álcool e exposição solar (nos lábios).

As lesões podem aparecer como manchas brancas e/ou vermelhas, nódulos endurecidos ou úlceras na mucosa bucal e geralmente são indolores. É necessária a realização de uma biópsia e encaminhamento do material para exame anatomopatológico para a obtenção de um diagnóstico. Destaca-se que, quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais o câncer de boca pode ser considerado curável, porém se o diagnóstico do câncer é tardio, o prognóstico é desfavorável, os tratamentos mutiláveis, paliativos e dispendiosos.

Neste contexto, a prevenção do câncer de boca adquire relevância em saúde pública, principalmente pelo fato da boca favorecer o acesso visual. A melhor forma de prevenção é evitar o consumo de tabaco, álcool, usar protetor solar nos lábios diariamente, manter uma boa higiene bucal e ter uma alimentação saudável com alto consumo de frutas e verduras. As visitas ao cirurgião dentista devem ser regulares e, além disso, a realização do autoexame de boca é fundamental.

Lembre-se que é fundamental consultar um dentista regularmente.

Texto escrito pela patologista bucal do Grupo Diagnose, Dra. Paula Luce Bohrer - CRO 12056.

Compartilhe:

Você pode entrar em contato conosco através do formulário abaixo, para tirar dúvidas ou solicitar mais informações a respeito do tema abordado nesse artigo.

Outras Notícias

Todas as Notícias